27.10.17

Restaurante Laranjeira (Viana do Castelo)



Uma Viana com tradição

A casa de que hoje vou falar é o exemplo acabado da evolução, que aconteceu em muitas vilas e cidades de província, daquilo que era a zona de refeições de uma antiga pensão para o que se tornou num cómodo e moderno restaurante. Num país em que, durante muito tempo, a rede hoteleira foi escassa e pouco acessível à bolsa da maioria dos viajantes, as pensões ofereciam alternativas de alojamento “mais em conta”. Eram sempre apoiadas numa sala de refeições, num registo quase familiar, que passou a abrir-se ao público exterior. Sem grandes pretensões ou arrebiques, nem falhas muito notórias - dependendo da qualidade dos produtos, do pundonor dos proprietários e da “mão” de quem os confecionava - a “comida de pensão” era, em geral, simples e escorreita, recorrendo à culinária portuguesa essencial. 

Nas memórias (algumas mais nostálgicas do que saudosas, confesso) que guardo desse país do passado, tenho registadas algumas pensões que criaram nome e firmaram justos créditos, muitas vezes ligados à arte de umas senhoras (nessa altura, a cozinha era reino exclusivo das mulheres) que ficaram conhecidas pelo seu nome próprio, a que algumas vezes ligávamos um determinado prato em que se distinguiam. Ia-se a “tal sítio” pelo bacalhau ou os pastéis de massa tenra ou o cabrito da Dona Adozinda, da Dona Felismina ou da Dona Gertrudes – para usar os nomes que o meu amigo Rui Vieira Nery lembrou, num texto saboroso, para designar as cozinheiras desses tempos.

O Laranjeira, bem no centro de Viana do Castelo, com os seus 75 anos de existência, é bem desse tempo. Era a Dona Maria, proprietária com o marido Francisco, quem oficiava na cozinha e que, ainda hoje, aos 95 anos, por ali é vista com gosto. Os aparadores escuros e o soalho que rangia, da minha memória muito antiga, foram substituídos por uma decoração funcional, que dá leveza ao espaço. Ao fundo, sem um cheiro a transbordar, fica a cozinha. Na sala, o proprietário, José Laranjeira, de sorriso aberto, e a Maria Eugénia, colaboradora que faz parte da mobília, desdobram-se numa atenção delicada aos clientes.

Passando à razão da visita. A lista, que é muito cuidada, apresenta, para além dois pratos de carne e dois de peixe do dia (não excedendo € 10 euros), uma lista razoável de entradas, encimada por uma degustação de sabores tradicionais, algumas saladas e gambas ou mexilhão salteados em azeite. Nas sopas, salienta-se, há muito, a de peixe. Nestes últimos, o bacalhau à Laranjeira tem justo nome, os filetes de pescada são um ex-libris, o peixe grelhado é o da lota, havendo um arroz caldoso de tamboril e um excelente (tenro, provei) polvo na caçarola. Nas carnes, o cabritinho no forno estava muito bom, tal como as costeletinhas de borrego. Havia ainda a vitelinha estufada (notem-se todos estes “inhos”, muito nortenhos) e o assado de porco com castanhas. As sobremesas vêm num carro, numa moda que eu gosto e me provoca recorrentes hesitações. Por lá estavam coisas como o pudim de ovos, o leite creme, coisas boas de chocolate e fruta para os que não queiram pecar. Ah! Um belo queijo da serra com marmelada caseira fechou a função. Boa variedade de tintos e, em especial, verdes brancos, a preços razoáveis, ajudam à função

Viana tem vindo a melhorar a sua oferta de restaurantes. Posso estar enganado, mas o Laranjeira é, seguramente, dos mais antigos e, com toda a certeza, aquele que, dentre estes, melhor evoluiu.

3 comentários:

  1. Anónimo10/27/2017

    Pena eu estar tão longe!.. Se assim não fosse, lá estaria amanhã para o almoço. Quem resiste a uma ementa destas? Em tempos que, em cada restaurante uma desilusão...

    ResponderEliminar
  2. Concordo, Amigo Embaixador! O Restaurante Laranjeira em Viana do Castelo é um óptimo espaço de gastronomia e prima pela atenção e pelo ambiente familiar! Recomendo!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo1/06/2018

    Já lá andei, também. Tive de ouvir clientes falando entre eles, atrás de mim, que jantava sozinho e apenas falara com o empregado, que a única coisa que havia de jeito em Lisboa era a estrada para o Norte. Também já ouvi esta piada, nas minhas costas, numa casa clássica do Porto. Ou é uma piada muito corrente ou são uma simpatia estas gentes.

    ResponderEliminar